Zenon Instituto Cultural

Bem vindos ao portal (em construção) do ZENON Instituto Cultural.

Aqui poderão ser encontrados subsites de projetos diversos que, desde 2013, vimos desenvolvendo nas áreas de música, cinema, literatura, fotografia e artes plásticas.

O nome do Instituto é uma homenagem a Zenon da Cunha Mendes Barreto (1918-2002), notável artista plástico cearense cuja capacidade expressiva se estendeu desde o desenho até a escultura, passando pela pintura, caricatura, ilustração, xilogravura, cenografia e arte mural, além de sustentar conexões com a música clássica que, vida inteira, partilhou junto a sua esposa _ a pianista e professora Maria Helena de Melo Barreto_, seu filho, nora e netos.

Zenon é autor de obras significativas da paisagem urbana da cidade de Fortaleza (Ceará - Brasil), sendo a mais conhecida essa que consta na logomarca do Instituto - a estátua "Iracema Guardiã", instalada na orla da capital alencarina.

Zenon foi um artista crítico e aguerrido, atento em sua época a abusos e desmandos, os quais denunciava e combatia, sempre com vista aos interesses coletivos. Manteve uma coluna cultural no Jornal “O Povo”, a qual assinava com o pseudônimo de Salvador Daki.

Sua versatilidade inspirou a formulação dos estatutos do ZENON Instituto Cultural, o qual está sediado na cidade de Fortaleza, possuindo também um Núcleo Internacional estabelecido em Sófia, capital da Bulgária. As relações culturais e artísticas entre o Ceará (Brasil) e a Bulgária são um referencial sólido em muitos de nossos projetos. A partir de 2020, nossa atuação começa a se expandir pelo Leste Europeu e alhures.

Contato

Mídias Sociais